Em uma década, a coparticipação nos planos de saúde aumentou 300%

Em uma década, a coparticipação nos planos de saúde aumentou 300%
  1. Nesse artigo você vai entender sobre coparticipação dos convênios
  2. Vai entender os custos que o paciente tem ao escolher você como médico
  3. Vai saber porque é fundamental ter um trabalho de marketing médico

Há dez anos atrás somente 8,3 milhões de pessoas tinham co-participação no plano de saúde, hoje são 24 milhões de usuários!

Para quem não sabe o que é a coparticipação nos planos de saúde: é um valor adicional que o usuário paga ao utilizar o plano que ele já paga! Então, a cada consulta, exame ou cirurgia são cobrados dos usuários um percentual (ou o valor integral, dependendo da cobertura do plano).

E o que isso tem a ver com marketing médico? 

TUDO!!! 

1) O paciente tem um custo monetário para agendar uma consulta

Ao ter uma limitação no uso do plano de saúde o paciente que tem convênio será muito mais seletivo na escolha do seu médico. A escolha deixa de ser uma escolha aleatória como poderia acontecer sem a coparticipação e passa a ser muito mais criteriosa, pois o usuário irá arcar com com uma porcentagem dos custos. Se a consulta for marcada com um médico que ele não gostou, ou que não resolveu o seu problema, é um tremendo de um desperdício, certo? Certo! Mas a coisa é ainda pior!

2) O paciente tem um custo trabalhista financeiro ainda mais alto por escolher faltar para realizar uma consulta

Cresce a cada dia o número de empresas que bonificam os funcionários por assiduidade, ou seja: aquele funcionário que falta, por qualquer motivo que seja, mesmo com justificativa/atestado, perde pontos e deixa de receber um bônus no final do mês.

Veja também:  Você sabe o que é mais importante para seus pacientes?

Você pode estar se perguntando: é sério isso? Perde bonificação por ir num médico? SIM! É isso mesmo! (entenda)

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a produtividade dos funcionários, e uma boa forma de você dificultar a falta do funcionário e lhe dar um bônus no salário que se extingue se o mesmo faltar. Como é um bônus e não faz parte do salário o empregador pode descontar, mesmo se o funcionário apresentar um atestado, já que o valor descontado não faz parte do salário.

Esses fatores reduzem e muito o número de consultas nos consultórios, afinal, o paciente não perder sua coparticipação na empresa, além de ter que pagar uma porcentagem sobre o plano de saúde nas consultas.

3) Manter o emprego tem um peso muito grande para o paciente, mesmo que este esteja doente

Outro ponto fundamental é a questão da empregabilidade: o cenário de crise dificulta ainda mais as pessoas a faltarem para procurarem um médico por medo de “perderem pontos” e parecerem indiferentes ao trabalho.

Esses três fatores somados justificam em partes a queda que muitos médicos tiveram na agenda nos últimos anos.

Depois de tudo isso, fica claro como é importante ter um trabalho de marketing relevante para atrair o maior número de pacientes e convencer aqueles que precisam de um médico, que você é a melhor escolha, dentre tantas opções e decisões que o mesmo tem que tomar.

 

marketing medico digital redes sociais instagram

Marketing Médico Digital

Somos empresa com mais de 10 anos de experiência em marketing médico digital. Utilizamos técnicas de neuromarketing para levar o marketing da sua clínica ou consultório a um novo patamar. Atendemos em todo o Brasil. Clique no botão abaixo para falar com nossa equipe.

marketing medico redes sociais instagram