Quando começamos a falar sobre marketing e publicidade, o primeiro item da lista é a criação de uma logo (logomarca não existe, pois logo significa marca, então as duas palavras juntas não fazem o menor sentido). A partir dessa necessidade começa um processo criativo, cheio de ideias e teorias para justificar a criação de uma logo. Teoria das cores, das formas, entre outras ideias que na verdade são um absurdo!
Muitas pessoas ficam chocadas quando eu falo isso, mas, sinceramente, o formato da logo pouco importa para seu cliente! Isso mesmo a logo não tem nenhuma importância! Mas como?
Vou explicar melhor…
Não é necessária nenhuma teoria de design, psicologia ou antropologia para criar uma logo perfeita, não existe uma logo perfeita ou uma logo melhor, isso porque o símbolo em si não tem muito significado para o cérebro humano, caso este símbolo não tenha criado nenhuma relação com o seu público alvo.
As maiores marcas do Mundo foram criadas sem nenhuma teoria de design ou qualquer outro conceito ensinado nas universidade, marcas como APPLE, IBM, PLAYBOY e muitas outras, foram criadas e desenhadas da própria cabeça do seu fundador, e não foram feitas por um artista ou designer.
Não importa se sua logo é a mais bonita do Mundo se você não investir na exposição dessa logo e na experiência do seu cliente, a logo continuará sem significado, o que dá o significado para uma logo é a experiência que as pessoas têm com ela, ou o quanto você investe em publicidade para que ela fique conhecida.
Desta forma, não se preocupe tanto com o nome da sua empresa ou formato da sua logo, ela precisa ser apenas legível! O que será diferencial em sua marca é o quanto será investido para que a mesma seja reconhecida pelo público alvo. E um item fundamental é como será a experiência real do seu público com sua marca, seja você uma grande empresa ou um consultório médico, a experiência do seu cliente é fundamental para reforçar ou não sua marca.
É fácil entender essa teoria, se eu te mostrar uma pedra comum e perguntar o que essa pedra significa para você, simplesmente você poderá dizer: “NADA, essa pedra é só uma pedra”. Porém, se eu contar que essa pedra foi meu pai que me deu, quando eu tinha 6 anos de idade, num dia que cai meu primeiro tombo de bicicleta, ele pegou essa pedra e disse: “Meu filho, você poderá cair muitas vezes na vida, e isso não fará você uma pessoa pior. O que espero de você é que todas as vezes se levante ainda mais determinado e conquiste o que quiser conquistar”!E logo em seguida ele me deu essa pedra para eu nunca mais esquecer este dia!
Agora a pedra tem outro significado, mesmo sendo uma simples pedra, e mesmo a história não sendo verdadeira! A pedra que antes não tinha nenhum significado agora passa a ter. O mesmo acontece com sua marca, se uma histórica não for contada seu cliente não dará a mínima para sua marca, e todo o investimento feito em criação não irá surtir nenhum efeito, o cérebro humano funciona com emoção, não basta mostrar algo colorido e bonito, é preciso um conteúdo por trás das coisas.
É importante frisar que a mensagem que a marca deseja passar, precisa ser devidamente planejada, para o público alvo. Veja que na história da pedra, eu relatei vários momentos comuns para todas as pessoas, em neuromarketing chamamos isso de MARCADORES SOMÁTICOS, são as lembranças que formamos a todo momento, esses marcadores são facilitadores na comunicação.
A maior parte das pessoas tem uma figura paterna, já caíram de bicicleta, já tiveram quedas na vida e se levantaram, é uma história fácil de se envolver, pois os elementos são compartilhados por qualquer pessoa. A mensagem da marca precisa estar alinhada com o público alvo, se não, mesmo com a publicidade a marca continuará sem fazer sentido para o seu cliente.
Portanto, a dica é: não perca muito tempo na criação da sua logo, mas sim em quanto irá investir para expor sua marca, na experiência do seu cliente e na história que sua marca contará para seu público.