Close

A Falácia da Criação das Logos

A Falácia da Criação das Logos

Quando começamos a falar sobre marketing e publicidade, o primeiro item da lista é a criação de uma logo (logomarca não existe, pois logo significa marca, então as duas palavras juntas não fazem o menor sentido). A partir dessa necessidade começa um processo criativo, cheio de ideias e teorias para justificar a criação de uma logo. Teoria das cores, das formas, entre outras ideias que na verdade são um absurdo!

Muitas pessoas ficam chocadas quando eu falo isso, mas, sinceramente, o formato da logo pouco importa para seu cliente! Isso mesmo a logo não tem nenhuma importância! Mas como?

Vou explicar melhor…

Não é necessária nenhuma teoria de design, psicologia ou antropologia para criar uma logo perfeita, não existe uma logo perfeita ou uma logo melhor, isso porque o símbolo em si não tem muito significado para o cérebro humano, caso este símbolo não tenha criado nenhuma relação com o seu público alvo.

As maiores marcas do Mundo foram criadas sem nenhuma teoria de design ou qualquer outro conceito ensinado nas universidade, marcas como APPLE, IBM, PLAYBOY e muitas outras, foram criadas e desenhadas da própria cabeça do seu fundador, e não foram feitas por um artista ou designer.

Não importa se sua logo é a mais bonita do Mundo se você não investir na exposição dessa logo e na experiência do seu cliente, a logo continuará sem significado, o que dá o significado para uma logo é a experiência que as pessoas têm com ela, ou o quanto você investe em publicidade para que ela fique conhecida.

Desta forma, não se preocupe tanto com o nome da sua empresa ou formato da sua logo, ela precisa ser apenas legível! O que será diferencial em sua marca é o quanto será investido para que a mesma seja reconhecida pelo público alvo. E um item fundamental é como será a experiência real do seu público com sua marca, seja você uma grande empresa ou um consultório médico, a experiência do seu cliente é fundamental para reforçar ou não sua marca.

É fácil entender essa teoria, se eu te mostrar uma pedra comum e perguntar o que essa pedra significa para você, simplesmente você poderá dizer: “NADA, essa pedra é só uma pedra”. Porém, se eu contar que essa pedra foi meu pai que me deu, quando eu tinha 6 anos de idade, num dia que cai meu primeiro tombo de bicicleta, ele pegou essa pedra e disse: “Meu filho, você poderá cair muitas vezes na vida, e isso não fará você uma pessoa pior. O que espero de você é que todas as vezes se levante ainda mais determinado e conquiste o que quiser conquistar”!E logo em seguida ele me deu essa pedra para eu nunca mais esquecer este dia!

Agora a pedra tem outro significado, mesmo sendo uma simples pedra, e mesmo a história não sendo verdadeira! A pedra que antes não tinha nenhum significado agora passa a ter. O mesmo acontece com sua marca, se uma histórica não for contada seu cliente não dará a mínima para sua marca, e todo o investimento feito em criação não irá surtir nenhum efeito, o cérebro humano funciona com emoção, não basta mostrar algo colorido e bonito, é preciso um conteúdo por trás das coisas.

É importante frisar que a mensagem que a marca deseja passar, precisa ser devidamente planejada, para o público alvo. Veja que na história da pedra, eu relatei vários momentos comuns para todas as pessoas, em neuromarketing chamamos isso de MARCADORES SOMÁTICOS, são as lembranças que formamos a todo momento, esses marcadores são facilitadores na comunicação.

A maior parte das pessoas tem uma figura paterna, já caíram de bicicleta, já tiveram quedas na vida e se levantaram, é uma história fácil de se envolver, pois os elementos são compartilhados por qualquer pessoa. A mensagem da marca precisa estar alinhada com o público alvo, se não, mesmo com a publicidade a marca continuará sem fazer sentido para o seu cliente.

Portanto, a dica é: não perca muito tempo na criação da sua logo, mas sim em quanto irá investir para expor sua marca, na experiência do seu cliente e na história que sua marca contará para seu público.

Notícias Relacionadas

113 thoughts on “A Falácia da Criação das Logos

  1. buy cialis online without a prescription

    I think everything posted made a bunch of sense.

    But, what about this? suppose you were to create a killer post
    title? I ain’t suggesting your content is not good,
    but what if you added something that makes people want more?
    I mean A Falácia da Criação das Logos | Marketing Doctor is kinda boring.
    You could glance at Yahoo’s front page and see how they create article titles to get people to open the links.
    You might add a related video or a pic or two to grab people interested about everything’ve
    got to say. Just my opinion, it would bring your posts a little bit more interesting.

  2. gay catania

    My good friend JoyTamlin was sponsoring Clansy from the Gorge Wildlife Park whenMichael Jackson got here to Adelaide! It’s all good so long as each companions are snug with one another and the younger one is mature sufficient to handle the state of affairs molot scheuer hatte zehn Städte mit hoher Luftverschmutzung vorgeschlagen und jeweils einen Umkreis von 70 Kilometern. This is because Online dating differs vastly from traditional real life dating in some ways.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.