Conheça funcionalidades que a sua plataforma de e-commerce precisa ter
Escolher uma boa plataforma de e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos pontos devem ser levados em consideração nessa etapa de pesquisa, como o suporte, o preço e a variedade de recursos, tudo para garantir uma gestão saudável e, ao mesmo tempo, eficiente do seu negócio. Porém, grande parte dos novos empreendedores ainda não compreendem quais recursos são necessários para fazer dar certo.
A escolha de uma plataforma de e-commerce sempre deve ser feita com base em muita pesquisa, porque nem todas as soluções disponíveis no mercado realmente servem para o seu negócio. Uma boa plataforma e-commerce deve permitir que o usuário tenha uma experiência positiva, ao mesmo tempo que auxilia o gestor a dar conta de todos os processos internos.
É importante ressaltar que uma plataforma de e-commerce vai além de uma simples vitrine na qual o consumidor dá apenas uma olhadinha no que está sendo exposto. Se você deseja ter um e-commerce de sucesso, alguns recursos são mais que necessários para deixá-la ainda mais atrativa para o usuário.
Confira uma lista com funcionalidades essenciais para a sua plataforma de e-commerce alcançar o sucesso entre os consumidores.
1. Personalização do layout
A personalização do layout é muito importante para que a sua plataforma de e-commerce tenha uma identidade própria, criando um ambiente único para os usuários conhecerem seus serviços ou produtos. Essa funcionalidade é responsável por agregar maior valor à experiência dos clientes, fazendo com que o seu e-commerce passe muito mais confiança.
Vale ressaltar que as redes sociais também estão incluídas nesse tópico. Você deve adotar características visuais agradáveis, que chamem a atenção de possíveis clientes. Dessa maneira, você passa a impressão de ter um negócio completamente integrado.
2. Integração plataformas diferentes
Fazer essa integração também torna o processo de se estabelecer muito mais fácil para o seu e-commerce. Isso reduz o risco de erros e deixa os processos internos muito mais assertivos e eficientes. A partir de uma integração com o Google Analytics, por exemplo, a sua plataforma de e-commerce consegue fazer o monitoramento das vendas e ainda entender o perfil dos visitantes.
3. Ferramentas e relatórios de venda
As ferramentas de venda também são importantes e ajudam a converter os acessos dos usuários em pedidos, incrementando os resultados da sua plataforma de e-commerce. Os relatórios de venda também auxiliam na gestão, permitindo que você possa acompanhar os números relacionados aos pedidos dos clientes e também às ações de marketing.
4. Recursos para ações de marketing
O marketing é de extrema importância para qualquer plataforma de e-commerce, isso porque a estrutura das vendas vem muito das ações de marketing que são utilizadas para divulgar os produtos. Invista em um marketing que potencialize o acesso dos usuários ao seu site, como a recuperação de carrinho de compras e os famosos cupons de desconto.
5. Canais de venda
Se você tem uma plataforma de e-commerce, está muito enganado se pensa que não pode vender em outros canais online, como redes sociais e marketplaces. Muitas plataformas de e-commerce de sucesso contam com ferramentas que integram o estoque entre esses canais de venda, o que acaba simplificando as vendas. Essa é uma ótima solução para quem deseja participar de diferentes pontos de venda online, ampliando sua renda e as possibilidades de sucesso.
6. Diversidade na forma de pagamento
Diversificar as formas de pagamento também é uma funcionalidade que você deve investir na sua plataforma e-commerce. Isso mostra para o usuário que a sua plataforma é segura e que eles podem adicionar suas informações pessoais. Quando os consumidores contam com diversas formas de pagamento, eles provavelmente vão voltar para fazer mais compras e vão indicar o seu site.