O investimento em automação do atendimento proporciona importantes benefícios a longo prazo para a sua loja
Encontrar e adotar soluções modernas se faz cada vez mais necessário para atender às expectativas dos clientes e satisfazê-los em seu estabelecimento. Hoje, muitas lojas veem no totem de autoatendimento a oportunidade de implementar uma alternativa segura, eficaz e prazerosa para a experiência dos clientes, com essa tecnologia tornando-se cada vez mais comum nos estabelecimentos.
Mas quais são as vantagens desse sistema? Existem pontos negativos para se levar em conta? Entenda mais sobre o tema no texto abaixo.
Vantagens
Mesmo que apresente algumas desvantagens, instalar totens de autoatendimento proporciona muitos benefícios que um estabelecimento pode colher a longo prazo. Conheça alguns dos principais a seguir.
Autonomia para o cliente
Com os totens, o cliente pode obter informações ou fazer transações sem precisar interagir com algum funcionário da loja. Isso permite que ele tenha mais liberdade de escolha e mais autonomia, até mesmo diminuindo o tempo para concluir uma compra, por exemplo.
Diminuição das filas
Como consequência, o tamanho das filas é drasticamente reduzido, diminuindo consideravelmente o tempo de espera para atendimento. Isso faz com que os clientes possam fazer suas transações mais rapidamente e evita a sensação de insatisfação por estar esperando.
Redução de erros
Também é notável a redução de erros sem a intervenção humana em certas transações. Desse modo, o totem garante mais consistência e precisão nas operações, evitando prejudicar tanto o cliente quanto a empresa.
Disponibili#dade 24/7
Um benefício que merece destaque é a possibilidade do totem ficar disponível 24 horas, 7 dias por semana para o cliente, atendendo ele mesmo fora do horário comercial. Assim, o cliente pode desfrutar de mais conveniência e ter suas necessidades atendidas quando precisar, sem ter que modificar sua rotina para isso.
Melhora na eficiência operacional
O totem diminui o gasto que o empregado tem de cuidar de transações manuais. Dessa forma, o tempo livre pode ser utilizado para executar outras tarefas importantes para o bom funcionamento do estabelecimento, ajudando a aprimorar a produtividade geral do negócio.
Desvantagens
Mas que tipo de desvantagem esse tipo de tecnologia oferece? Apesar dos benefícios, o gestor deve entender que a implementação desse sistema pode trazer alguns desdobramentos indesejados.
Dificuldade de manuseio por parte do cliente
Apesar de intuitivo, vale lembrar que nem todos os clientes estão totalmente acostumados a manusear esse tipo de tecnologia. Quem precisa resolver tudo por conta própria tende a ficar perdido em um primeiro contato e, sem o auxílio de um vendedor próximo, pode ficar frustrado, o que torna a experiência ruim para o cliente. Isso é reversível com o passar do tempo, pois com o tempo as pessoas irão aprender a manusear o totem corretamente, mas há o risco de se perder alguns clientes em definitivo por causa dessa experiência negativa.
Gasto com instalação e manutenção
As vantagens compensam esse investimento, mas isso não deixa de ser uma despesa para a qual o caixa do estabelecimento precisa estar preparado. A curto prazo, os gastos com a instalação serão altos, por se tratar de um investimento pesado. Essa despesa não termina por aí, já que o gestor deve realizar a manutenção do equipamento periodicamente para que ele continue funcionando corretamente.
Despersonalização do atendimento
Há de se considerar que o totem também colabora para despersonalizar o atendimento do seu estabelecimento. A eficiência e comodidade oferecida são vantagens importantes, mas isso também faz com que a relação entre cliente e vendedor seja mais distante e pontual. Assim, o consumidor pode ficar sem aquela sensação de que foi bem acolhido na loja, já que esse contato mais próximo com o vendedor não existe.