Atenção Dr: entenda a importância do marketing médico para sua carreira

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Atenção Dr: entenda a importância do marketing médico para sua carreira

A estratégia que tem como objetivo divulgar e fortalecer um produto, serviço ou marca é chamada de marketing. Dessa forma, ela busca conquistar destaque diante da concorrência e mais clientes. Porém, como o marketing médico torna-se relevante na vida do profissional, sem o comprometimento dos princípios éticos?

Fazer o marketing digital de clínicas, serviços e consultórios através dessa ferramenta, pode fazer com que o médico atraia mais clientes, fidelizá-los e se torne autoridade na sua área de atuação, desde que o profissional siga as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Entenda mais sobre a importância de aplicar o marketing digital para médicos em sua clínica e quais atitudes devem ser tomadas para utilizar essa estratégia.

O que é marketing digital para médicos?

O conjunto de ações que buscam melhorar a percepção das pessoas sobre o trabalho do profissional é chamado de marketing médico. Além disso, ele busca conquistar mais clientes, e por consequência elevar a receita de seu negócio e ser uma autoridade na sua área de atuação.

A criação de site para médicos pode gerar aumento da autoridade e lucratividade, que são pontos importantes para lidar com a concorrência. Isso tudo, pois muitos profissionais, apesar de não ter qualificação e experiência completa, fazem o investimento em uma comunicação ativa. Por consequência, a concorrência é elevada para outro patamar no mercado de trabalho.

Por que o médico precisa de marketing?

Ser um profissional com excelente formação acadêmica, competente, ter especializações e atender de forma diferenciada são fatores decisivos para fidelizar os pacientes. Porém, todos esses esforços não têm muita significância, quando o profissional não consegue atrair o seu público alvo.

Por causa disso, o marketing digital para médicos é muito necessário nos dias de hoje. fazer o desenvolvimento de ações estratégicas com planejamento, é o melhor jeito de levar seu serviço até o paciente, levando ele até seu consultório com práticas e com respeito das normas exigidas.

Quais os tipos de marketing médico?

O marketing digital para médicos está dividido em dois tipos de ferramentas: offline e online. Entre as ferramentas offline de comunicação estão o rádio, revistas, outdoors, televisão, jornais, folder e cartazes.

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Entre as ferramentas online, pode-se listar:

  • Sites;
  • Facebook;
  • Blogs;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • WhatsApp e outros.

Porém, a divulgação em qualquer meio de marketing médico, o profissional deve ter alinhamento às normas que tem relação com a publicidade médica que são estabelecidas pelo CFM.

Quais os benefícios da criação de sites para médicos?

Além de conseguir novos clientes e ajudar na sua fidelização, o marketing digital para médicos oferece outras vantagens ao profissional que faz investimento nessa ferramenta. Entre as principais vantagens, o marketing digital para médicos contribui para:

  • crescimento da receita operacional;
  • posicionamento de visibilidade e imagem de seus serviços;
  • relacionamento mais próximo com os pacientes, o que melhora a relação de confiança;
  • aumento de credibilidade em relação aos serviços prestados;
  • fidelização junto a seus pacientes;
  • maior autoridade e reconhecimento da sua marca pessoal.

A criação de site para médicos também oferece benefícios para os pacientes, considerando que o profissional fornece conteúdos úteis sobre bem-estar e saúde, além de ter um canal de comunicação mais curto. Dessa maneira, facilita o agendamento de consulta online e o recebimento de e-mail marketing.

Quais as vantagens do marketing para médicos diante da concorrência?

O marketing digital para médicos possibilita o profissional realizar um reconhecimento de mercado. Dessa forma, é possível entender onde seu posicionamento deve ser realizado com relação à concorrência, e como o profissional pode investir em diferenciais para se destacar de forma positiva em certo segmento.

Essa é uma maneira de medir quando se deve investir para alcançar resultados. Por fim, se os concorrentes não possuem relevância e ações, a oportunidade é maior.

Existe uma forma certa de fazer marketing médico?

Geralmente muitos profissionais entendem que o marketing digital para médicos é apenas uma postagem nas redes sociais. Porém, o marketing é uma estratégia, na qual é a reunião de dados para que seja escolhida a melhor forma de atuar e a melhor ferramenta.

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Por causa disso, a maneira correta de fazer marketing médico é seguindo a orientação de profissionais em planejar e elaborar estratégias. É necessário avaliar o investimento que poderá ser feito, assim como o retorno esperado. Dessa forma, há a possibilidade que a campanha não seja abandonada antes de terminar a implantação. Da mesma maneira, o segredo do  negócio está em ter respeito às normas estabelecidas pelo CRM, com relação à publicidade médica, é essencial.

O que funciona para um médico vai funcionar para todos?

A mesma ferramenta para o marketing médico não necessariamente será ideal para todos os profissionais. Por causa disso, é necessário que o médico receba orientações sobre esse assunto.

Dessa maneira, há possibilidade de descobrir as melhores formas de aplicar a estratégia na sua área de atuação. Isso dá segurança ao médico para que ele possa trabalhar da maneira correta e segura, evitando problemas e erros no futuro.

O que é permitido pelo CRM sobre o marketing digital para médicos?

O profissional deve utilizar a publicidade como maneira de levar valor educativo à sociedade. Por causa disso, é preciso ter ciência e cuidado com relação às normas que existem. Isso porque, segundo a Resolução CFM nº1974/11 que fala sobre a publicidade de assuntos médicos, é proibido ao profissional a divulgação de qualquer informação sobre os assuntos de medicina de maneira promocional, com conteúdo inverídico ou sensacionalista.

Outras tarefas negadas são o profissional participar de programas de televisão, que não seja para educar e esclarecer, divulgar seus títulos científicos e especializações que não estão registradas e qualificadas no CRM.

Quais cuidados com o marketing digital o médico deve tomar?

A Resolução do CFM aborda sobre a publicidade em si e também faz o estabelecimento de limites éticos para a atuação pública do profissional. Confira, a seguir alguns cuidados que devem ser tomados na criação de sites para médicos, tendo ciência de ações vedadas pelas regras do CFM:

  • utilizar frases que exaltam superioridade no objeto de campanha;
  • sugerir ser o único médico que tem capacidade de realizar determinado tratamento;
  • assegurar o sucesso de um produto ou tratamento;
  • sugerir tratamentos e diagnósticos de forma genérica;
  • usar imagens impactantes de transformações em qualquer sentido;
  • utilizar imagem de pessoas publicamente conhecidas afirmando usar serviços médicos;
  • dirigir mensagens que associam o profissional a ganhos de autoimagem;
  • divulgar formas de pagamento ou valores de serviços como diferencial competitivo.
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O médico pode fazer vídeos sobre patologias nas suas redes sociais?

O médico pode desenvolver esse tipo de material sempre tendo o caráter informativo. Porém, deve exibir pacientes e condutas similares a uma consulta online. O médico deve tratar de maneira abstrata ao responder dúvidas e questões de pacientes que possam surgir, de forma que evite orientações diretas.

Também é vedado ao médico qualquer conduta que não seja orgânica para captar pacientes durante lives e vídeos médicos. Isto é, é vedado a utilização dos termos como “siga minhas redes sociais”, ou “mais informações no meu site”, além de publicidade dos contatos através de telefone.

O médico pode divulgar seu atendimento por teleconsulta?

Divulgar atendimento através de teleconsulta pode ser feito, considerando que o médico tenha o posicionamento correto. Ou seja, você evita o sensacionalismo e outras práticas que são vedadas pela Resolução. Dar informações ao paciente sobre este tipo de atendimento se tornou fundamental diante da necessidade do isolamento social.

Depois de compreender um pouco mais sobre o marketing digital para médicos e a necessidade de utilizá-lo no seu dia a dia profissional, e caso você ainda não tenha aplicado esta estratégia em sua clínica ou consultório, este é o momento certo para dar início a este investimento. Dessa forma, você garante qualidade no atendimento, atrai novos pacientes e melhora seu posicionamento sobre a concorrência.

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