Confira dicas para não tomar uma decisão precipitada ou que prejudique o seu planejamento financeiro
A impulsividade é uma característica que não faz parte do mundo dos investimentos. É necessário que você se alinhe aos seus objetivos financeiros para conseguir atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.
Para isso, é necessário conferir a cotação do Bitcoin hoje e ficar sempre por dentro de novidades que fazem com que você zele por seu patrimônio e enxergue as variadas formas de lucratividade naquilo que você faz. Em busca de orientação nos melhores caminhos, confira abaixo algumas dicas importantes para uma tomada de decisões assertiva.
Estabeleça seus objetivos financeiros
As metas financeiras precisam ser definidas de maneira estratégica. Poupar e ficar atento à cotação do Bitcoin hoje são ótimas formas de estar comprometido com o seu propósito, a fim de garantir uma renda estável no futuro.
Quando você define uma meta de curto prazo, é interessante que ela seja alcançável e que esteja de acordo com sua realidade financeira. Por mais que você se esforce e aposte em outras fontes de renda extra, é necessário trabalhar dentro de suas possibilidades para não se frustrar ou até mesmo se endividar.
Esse dinheiro deve ser muito bem guardado e só pode ser usado para uma necessidade significativa. Considere também a reserva financeira, uma vez que é uma ótima forma de resolver problemas como gastos médicos, perdas de emprego e outros tipos de imprevistos.
Considere alguma indicadores de mercado
Além de conferir como está a cotação do Bitcoin hoje, é muito importante também considerar a ajuda de alguns indicadores de mercado que definem qual a melhor hora de fazer seus investimentos ou resgatá-los.
A taxa SELIC, por exemplo, influencia bastante na rentabilidade de fundos imobiliários. Quando ela está baixa, é uma ótima forma de aproveitar e conquistar a lucratividade.
Já a queda do Ibovespa indica que é necessário um pouco de cautela na hora de fazer seus investimentos. Se você investe no setor da tecnologia, fique sempre focado no índice Nasdaq.
Você também pode conferir o IPCA, que mede a variação de preços e influencia no poder de compra. Além do PIB, que foca bastante no mercado financeiro brasileiro e no desempenho que as empresas brasileiras estão tendo para um crescimento econômico.
Evite ao máximo os prejuízos
Conferir a cotação do Bitcoin hoje é uma ótima forma de tomar decisões assertivas e não agir por impulso. A depender do seu perfil de investidor, os indicativos de mercado definem a oportunidade perfeita para você dar o seu primeiro passo.
Para aqueles que gostam de opções mais seguras, o investimento em renda variável traz proteção contra a velocidade do mercado. Analisar cada indicador antes de investir é uma ótima forma de se manter alinhado com seus objetivos financeiros e evitar prejuízos.
Ao resgatar, verifique quais são as taxas de saídas e penalidades, além das implicações fiscais e se isso vai impactar ou não no valor líquido que você receberá.
Risco e retorno estão associados não só à ordem de resgate mas também a todo investimento que você faz. Por isso, faça essa análise antes de tomar qualquer atitude.
Confira qual a melhor hora de resgatar seus investimentos
Não existe uma estratégia genérica e definitiva para o melhor momento de resgatar seus investimentos. Vários fatores precisam de sua análise para que você identifique o momento certo de realizar o seu resgate.
Além de considerar o perfil de investidor, é necessário entender quais investimentos mantidos a longo prazo rendem mais e são mais resistentes a flutuações do mercado. A tendência é mantê-los por mais tempo e não mexer nesse dinheiro.
A decisão de resgate precisa estar alinhada a um objetivo financeiro claro e definitivo, pois esse impactará de diversas formas nas suas finanças. Ao considerar fatores como taxa de juros e crescimento econômico, todo esse cenário indica qual o momento mais adequado para o resgate.
Assim como ter o cuidado de saber a cotação do Bitcoin hoje, você também deve considerar esses motivos para fazer o resgate de algum investimento. Normalmente, as pessoas tomam essa atitude quando mudam seu perfil de investimento ou quando enxergam alguma oportunidade com potencial de retorno maior, que gera menos riscos. Mesmo assim, sempre considere essas dicas para não tomar atitudes em momentos de pânico, fazendo um planejamento inadequado e correndo o risco de decisões precipitadas desvalorizarem seu planejamento financeiro.