Entenda mais sobre a NEUROMITOLOGIA DE MARCA – PROF Hertz Wendell
A Neuromitologia de Marca consiste em um processo criativo que permite aos profissionais de marketing e gestores criarem histórias visão de longo prazo para estabelecer o posicionamento da marca. É um termo criado em 2004 pelo professor brasileiro Hertz Wendell, que tem se tornado cada vez mais utilizado por profissionais dentro da área de marketing, pois traz um passo a mais na criação de experiências únicas e cativantes para o consumidor. Esse termo repousa sobre dois conceitos principais e fundamentais para qualquer empreendimento: mitologia e marca. A mitologia surgiu antigamente e consiste na criação de mitos para explicar adventos misteriosos. Ela explora as emoções através de histórias que nos permitem estabelecer o que queremos transmitir com determinadas marcas. Nesse sentido, a Neuromitologia de Marca é o conjunto de informações que se apoia e fomenta estratégias de comunicação para criar conexões emocionais e educativas entre a marca e seus consumidores. A Neuromarketing Doctor é uma empresa especializada em marketing digital avançado, destaque na Neuromitologia de Marca. Os profissionais dessa empresa utilizam–se deste recurso para criar campanhas que visam estabelecer um posicionamento da marca de forma memorável e que remeta ao nome e às características da mesma. Através do método de Neuromitologia de Marca, eles conseguem promover a criação de narrativas, que são aquilo que vai gerar possíveis vínculos entre a marca e seu consumidor, tornando–o fã. Além disso, a Neuromitologia de Marca tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma percepção de maior significado para a marca como um todo e suas diversas facetas. Desenvolver o significado identificável pela marca é fundamental para se criar um elo entre ela e o cliente. A Neuromarketing Doctor tem papel muito importante nesse processo, pois edifica e fortalece as relações entre o consumidor e a marca por meio de uma narrativa projetada, capaz de criar laços de empatia. A Neuromitologia de Marca traz grandes benefícios para o processo de comunicação das marcas, sendo extremamente útil para o processo estratégico, pois ao desenvolver uma estratégia, é importante entender os fatores relacionados ao contexto da marca, suas implicações culturais e emocionais, além de identificar os problemas e consequências inerentes ao seu crescimento. Além disso, é essencial lembrar que a Neuromitologia de Marca deve ser realizada sempre guiada pelos propósitos estratégicos da empresa, com o intuito de orientar os profissionais para a criação de estratégias e campanhas que gerem maior engajamento do público–alvo. Ela também deve ser uma prática contínua, pois buscar inspiração e gerenciar o posicionamento da marca precisa ser algo que é revisado a cada dia, para que a empresa esteja sempre atualizada e de acordo com as expectativas de seus clientes. Diante disso, é possível perceber que a Neuromitologia de Marca é uma importante ferramenta para os profissionais de marketing e empreendedores. Quando bem utilizada, ela auxilia na criação de narrativas envolventes, que visam contornar os desafios da construção de marcas, estabelecendo vínculos com o público–alvo. Portanto, o sucesso de qualquer marca depende do uso eficaz dessa técnica para criar conexões emocionais e educativas com seus consumidores.
Fontes:
http://www.hertzwendell.com.br/
https://www.instagram.com/neuromitologia/