All for Joomla All for Webmasters

A crise não acabou e vai demorar para passar! Por isso o marketing médico é importante

A crise não acabou e vai demorar para passar!

O Brasil vive uma crise econômica de HUMOR e não de bases reais da economia.

Em 2010 o Brasil apresentou um dos maiores crescimento de sua história. Os dados econômicos da época não eram muito diferentes dos atuais, no âmbito da balança comercial, por exemplo, em 2010 houve um superávit de 20 Bilhões e em 2016 foi de 47 Bilhões de reais!!!

As reservas do governo em 2010 eram de 288 Bilhões de reais e em 2016 de 365 bilhões!

Os juros eram de 10% e este ano está em 6,25%!
O fato novo é que está difícil melhorar o ânimo do brasileiro, quando o pais começou a apresentar os primeiros sinais de melhora na expectativa de futuro, veio a greve dos caminhoneiros, que afetou duramente a indústria e no mês de maio houve uma queda de 10% da produção!

Mais do que isso, o HUMOR dos brasileiros foi duramente afetado, em economia um dos principais dados é a expectativa do consumidor e do empresário no futuro, se ambos estão pensando de forma positiva existe o consumo e existe o investimento, logo o pais cresce, pois invariavelmente a produção será aumentada.
Quando os índices de humor em geral ficam pessimistas, mesmo com dados macroeconômicos estáveis o pais não apresenta crescimento e claramente os dados econômicos voltam a piorar.

A gestão do humor de uma nação depende de vários fatores. Este ano, além da greve dos caminhoneiros estamos enfrentando um ano de eleição no qual não conseguimos identificar qual será o candidato com maior probabilidade de votos, haja vista as centenas de manobras jurídicas que a defesa de LULA vem fazendo para manter viva a esperança de sua candidatura, o que causa mais instabilidade no mercado.

O mercado é feito de seres humanos, que são feitos e agem basicamente por emoção (isso é ciência). Nossas decisões racionais correspondem a somente 5% e a tomada de decisão instintiva responde pelos 95% restante. É muito fácil defender e provar essa teoria, o cérebro humano tem 600 milhões de anos de história, desde os primeiros hominídeos, e o córtex frontal no qual tomamos as decisões racionais tem incríveis 3 milhões de anos!!! Biologicamente, quem está no comando é o cérebro primata e não o cérebro racional.

Dito isso fica claro entender porque a economia é motivada pelo temperamento emocional e não pela razão, soma-se isso fatores comportamentais importantes com o PODER DO EFEITO MANADA, que altera a capacidade de decisão das pessoas de acordo com o comportamento do GRUPO, você sabe que fazer aquilo não está certo, mas você faz, porque todos estão fazendo o mesmo! Vimos isso durante a greve dos caminhoneiros, as pessoas não precisavam estocar comida, mas estocaram, o cérebro antigo que manda, e não a razão!
Agora vamos trazer tudo isso para nossa realidade!
O período de crise será mais longo do que esperado mas vai passar, sempre passa, faz parte do capitalismo, e acontece em todos os países. O segredo das empresas mais competitivas é seguir o plano e influenciar no humor dos seus clientes em potencial, o segredo do Marketing neste caso é continuar o trabalho e reforçar aspectos positivos.

Não polemizar e não levantar bandeira política é fundamental, não precisamos assumir um lado publicamente, precisamos passar para as pessoas um ar de estabilidade, de esperança, de expectativa, aproveitando o gancho de outras empresas que fazem o mesmo.
Desta maneira um público novo é criado e nutrido, num oceano de notícias ruins nossas marcas falam coisas positivas e isso é muito atrativo para o CÉREBRO ANTIGO, criando empatia e aproximação.

No momento certo esse público irá consumir, estará pronto para comprar nossos serviços e nós teremos um posicionamento privilegiado.

Porque num momento de retração todos enxugam onde é mais estratégico em MARKETING, visto que não entendem o poder das ferramentas ou nem sabem como funcionam.

Não é toa que as maiores 100 marcas do MUNDO investem até 20% do seu faturamento em MARKETING, pois sabem que sem isso perderam mercado e posicionamento.

About the author

Leave a Reply

Contato

Curitiba - Paraná
(41) 3158-1042
contato@marketingdoctor.com.br

Cases

Últimos Comentários