Use estas dicas para manter sua loja mais organizada e com foco em ações estratégicas
Todo comércio, independente do tamanho e do segmento, deseja prosperar e aumentar os seus lucros constantemente ao mesmo tempo que satisfaz os desejos da sua clientela. Entretanto, para lojas pequenas, como mercearias, minimercados e pet shops, as estratégias precisam ser bem mais estruturadas para alcançar uma melhor lucratividade.
Optar por produtos de qualidade, como uma ração sênior premium, por exemplo, estão entre as soluções práticas acessíveis que tornam sua loja mais atrativa e convidativa. Expanda seu conhecimento e não deixe de praticar as dicas que separamos para você nos tópicos abaixo.
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Atente-se à prática de fazer inventário regularmente
Todo comerciante precisa saber todas as entradas e saídas da sua loja. Ou seja, todas as quantidades de produtos e demais insumos que possibilitam a venda ao cliente.
O processo de inventário necessita ser bastante detalhado, pois te ajuda a ter controle maior do seu negócio. Para isso, é interessante separar os produtos em categorias, verificar as datas de validade e as especificações de cada item.
Isso te auxilia a evitar desperdícios e demais surpresas desagradáveis. Como exemplo, a falta de um produto bastante procurado pela clientela, como a ração sênior, pois caso você não tenha um registro detalhado, ele ficará em falta por um tempo e, com isso, você corre o risco de o cliente procurar a concorrência para satisfazer essa necessidade.
Nessas horas, é muito importante usar a tecnologia a seu favor. O próprio Google oferece ferramentas gratuitas para que você faça uma planilha simples e registre essa movimentação comercial em busca de reduzir custos de maneira inteligente.
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Construa um simples sistema de controle de estoque
Como você está no começo, atente-se à importância de ter o controle do seu estoque e usar ferramentas tecnológicas para facilitar sua rotina. Comece com um sistema simples de controle e depois otimize conforme as suas necessidades de crescimento empresarial.
Existem aplicativos gratuitos que oferecem essa ajuda e ainda fazem com que você não só gerencie seu estoque, mas também tenha acesso a relatórios que fornecem informações reais do seu estabelecimento e fazem com que você tome decisões mais acertadas com base em dados reais.
Além disso, essa é uma ótima forma de você prever demandas em datas comemorativas e aumentar suas vendas em um período sazonal.
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Estabeleça os limites necessários para solicitações
Estabeleça um limite para que não haja nem excessos nem faltas dentro do seu comércio. Você pode usar lembretes automáticos tanto no seu celular quanto no seu computador. Sempre com base naqueles produtos que têm maior saída e precisam de mais atenção para que sejam repostos quanto antes para evitar faltas.
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Faça boas campanhas de descontos
Quando você perceber que os produtos já estão muito próximo da data de validade, é necessário que aja de maneira certa para impulsionar as vendas e fazer com que determinadas campanhas de marketing e vendas possam evitar que o estoque fique parado e que certos gatilhos mentais façam com que a clientela aproveite os descontos da sua loja. Que tal, então, fazer uma semana de descontos?
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Faça treinamentos com sua equipe
De nada adianta você entender todas essas informações e colocar a tecnologia para facilitar a sua rotina se não ocorrer um treinamento para que os seus colaboradores pensem e ajam da mesma forma.
Todos devem ficar em sintonia para que ocorra um bom controle de estoques e as vendas sejam favoráveis ao crescimento da sua loja.
Portanto, é muito importante investir em treinamentos, cursos, workshop e até mesmo incentivá-los a participar de determinados eventos que foquem nesses objetivos e façam com que eles fiquem cada vez mais satisfeitos em aprender, desenvolver a capacidade analítica e o senso de liderança para enxergar oportunidades de expandir cada vez mais o seu negócio.
É com boa estratégia, colaboração mútua e ótimo controle de estoque que você poderá atrair a clientela e usar os bons resultados desse investimento para fazer novos planos de ação que colaborem com a expansão do seu comércio.