Compras durante a Black Friday pedem ainda mais atenção na hora de realizar pagamentos digitais
A internet se tornou um verdadeiro polo de transações comerciais, com lojas de todos os tipos e facilidades para os consumidores, desde achar produtos até pagar por diferentes plataformas. Por outro lado, é cada vez maior a necessidade de evitar fraudes no e-commerce, mantendo a atenção a detalhes que podem reduzir as chances de cair em golpes, que ficam mais sofisticados com o passar do tempo.
Os impactos desse tipo de ação criminosa chegam não apenas nos consumidores, mas na própria rede de comércio, que perde credibilidade e sofre com prejuízos milionários. Neste artigo, você confere os principais tipos de fraudes digitais e aprende como identificar sinais de desconfiança e se proteger na hora de fazer suas compras pela internet.
Cartão clonado: um dos principais problemas das fraudes digitais
A chegada de novas tecnologias, como pagamento por aproximação, Pix e carteiras digitais, facilita a vida dos consumidores, mas requer ainda mais camadas de segurança. Clonagem de cartões já era um tipo de golpe, mas foi ganhando novos formatos, principalmente pelo uso de cartões virtuais.
Sendo uma das fraudes mais comuns nos meios digitais, a clonagem de cartão pode ser feita através de técnicas como phishing, que é o roubo silencioso de informações armazenadas no dispositivo. Com isso, os criminosos conseguem fazer compras e realizar outras transações usando os dados obtidos.
Lojas virtuais falsas
Um dos principais aspectos que brilham aos olhos de quem compra online são os preços competitivos. Por isso, especialmente em períodos como Black Friday ou liquidações, é importante ficar atento a preços baixos demais, para não ser enganado por fraudes de lojas virtuais falsas.
Esse tipo de golpe atrai vítimas a partir de anúncios de produtos que não existem de verdade, fazendo com que a pessoa pague por algo que nunca será enviado. Além de sites próprios, essas lojas estão presentes em marketplaces, camufladas entre perfis de vendedores reais.
Como se proteger de fraudes na internet
Especialistas garantem que é possível comprar na internet de forma segura, economizando e ficando menos vulnerável a fraudes. A seguir, listamos algumas dicas que podem se tornar parte do seu checklist na hora de fazer compras em sites ou aplicativos, reduzindo as chances de cair em golpes disfarçados de lojas reais.
Busque a reputação do site
Ao encontrar um site desconhecido em uma busca pela internet, pesquise a reputação da loja por meio de depoimentos de outros usuários e sites de reclamações. Se a empresa sequer existir ou se tiver muitos registros negativos, o sugerido é buscar outra loja que venda o mesmo produto ou serviço, com melhores avaliações.
Verifique certificados de segurança e protocolos de navegação segura
Sites seguros e devidamente registrados possuem certificados de segurança que são exibidos na barra de navegação (protocolo HTTPS, antes da URL) e no rodapé das lojas virtuais. Além disso, também existem certificados que garantem a segurança nas transações bancárias, vinculados ao CNPJ do site em questão.
Ative a autenticação de dois ou mais fatores
Hoje é comum que as pessoas façam o armazenamento de senhas e outros dados pessoais nos seus dispositivos para facilitar o acesso em meio a inúmeras plataformas. Para aumentar a proteção online, é indicado ativar etapas de verificação que, além da senha, pedem validação por reconhecimento facial, biométrico ou via código enviado para um dispositivo cadastrado.
Monitore transações em tempo real
Ao fazer compras em sites novos, acompanhe em tempo real as transações. Observe a presença de selos e códigos bancários correspondentes à cada instituição, IDs de comprovante em pagamentos via PIX, nome da empresa e valor cobrado em faturas de cartão.
Confira avaliações de outros usuários
Hoje em dia, muitas lojas novas aproveitam a facilidade do comércio online para revender produtos com preços bastante atrativos. Nesses casos, faça uso de ferramentas como o Google Meu Negócio, o Reclame Aqui e as próprias redes sociais para consultar opiniões de clientes anteriores sobre a loja. Se houver ausência dessas informações, é indicado não comprar itens de valores altos, optando por lojas físicas.